FutureStarr

Idh Indice De Desenvolvimento Humano Resumo

Idh Indice De Desenvolvimento Humano Resumo

Idh Indice De Desenvolvimento Humano Resumo

4 Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011. (p. 18), essa situação não pode ser adequadamente respondida por um sistema de atenção à saúde “fragmentado, reativo, episódico e voltado prioritariamente para o enfrentamento das condições agudas e das agudizações das condições crônicas”. É necessário restabelecer a coerência entre a situação de saúde e o SUS, o que envolve a implantação das redes de atenção à saúde “organizadas em sistemas integrados que permitam responder, com efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população brasileira”.

Os

O sistema de saúde, introduzido como terceira dimensão, é avaliado em sua estrutura, ou seja, recursos humanos e materiais oferecidos, e condução, através de determinações legais, econômicas e financeiras. O desenho do sistema de saúde condiciona as possibilidades de melhor ou pior desempenho dos serviços de saúde, última dimensão de avaliação. Baseado em experiências internacionais e na literatura sobre avaliação de serviços de saúde, tendo em vista os princípios do SUS, o desempenho dos serviços pode ser avaliado levando em conta o acesso possibilitado pelo sistema; sua efetividade, dependente dos resultados alcançados pelos diversos programas; a adequação da prestação dos serviços; a eficiência e a continuidade do cuidado; os direitos das pessoas, a segurança do paciente nos diversos níveis de atenção e o nível de aceitabilidade sobre os procedimentos propostos.

proadess.icict.fiocruz.br/ind... , considera que o desempenho do sistema de saúde brasileiro deve ser analisado em um contexto político, social e econômico que traduza a sua história, a sua conformação atual, seus objetivos e suas prioridades. Os indicadores são apresentados numa Matriz Conceitual, de dimensões e subdimensões inter-relacionadas de avaliação. A primeira dimensão está relacionada a determinantes dos problemas de saúde, a serem analisados considerando o seu impacto em diferentes grupos sociais. A caracterização dos problemas de saúde conforma uma segunda dimensão da avaliação, que permite conhecer a sua magnitude e expressão em diferentes regiões geográficas e grupos sociais. Expressam as necessidades de saúde que devem orientar o desenho do sistema de saúde. (Source:www.scielo.br))

 

Related Articles