FutureStarr

Guerra Civil Estados Unidos Resumo OR

Guerra Civil Estados Unidos Resumo OR

Guerra Civil Estados Unidos Resumo

via GIPHY

pt.wikipedia.org)Porém, mesmo com o fim da Guerra Civil Americana e da derrota dos estados do Sul, que haviam se cedido dos Estados Unidos em 1861, o país continuava dividido politicamente, socialmente e economicamente. Logo após a guerra, a política de Reconstrução perdurou por mais de uma década. A política de Reconstrução, tendo imposto termos humilhantes aos estados do Sul, ajudou a atiçar a diferença entre o Sul e o resto do país. A maior parte da industrialização e do crescimento econômico americano entre 1865 e 1918 ocorreu no Centro-Oeste e principalmente no Norte - enquanto que a economia do Sul, completamente destruída pela Guerra Civil, demoraria décadas para recuperar-se, e grande industrialização ocorreria somente após as primeiras décadas do século XX. (Source:

Em

A Reconstrução foi o período que sucedeu a Guerra Civil Americana, onde os Estados da Região Sul do derrotado Estados Confederados da América, que havia se cedido-se dos Estados Unidos, foram reintegradas à União. A destruição causada pela Guerra Civil - que afetara especialmente os Estados do Sul - a derrota dos sulistas, ataques da União em civis do Sul, bem como políticas econômicas e sociais humilhantes aos sulistas nas regiões derrotadas após a guerra, causaram grande ressentimento entre a população sulista contra o governo americano. O presidente americano Abraham Lincoln pediu por um plano leniente para a reconstrução dos Estados do Sul, onde bastaria a realização de um juramento e lealdade à União, bem como a abolição da escravidão, para que estes Estados fossem readmitidos à União. Porém, o grande custo humano da guerra - onde cerca de 620 mil americanos morreram - e as mudanças sociais trazidas pela guerra fizeram com que o Congresso dos Estados Unidos resistisse à proposta de Lincoln. Quando o último foi assassinado, em 15 de abril de 1865, grande controvérsia reinava entre Lincoln e o Congresso. Apenas o Tennessee foi readmitido à União segundo as políticas propostas por Lincoln, em 1866. O processo de readmissão da Louisiana e do Arkansas foi rejeitado pelo Congresso. (Source: pt.wikipedia.org)

Uma das principais controvérsias da Reconstrução foi a questão dos direitos civis para os escravos do Sul liberados durante e após a guerra. Em resposta aos esforços dos Estados sulistas em recusar a ceder direitos civis para os escravos libertados, o Congresso americano criou um Ato de direitos civis em 1866, e outro em 1875. Isto levou ao conflito com o presidente americano Andrew Johnson, que havia sucedido Lincoln após o último ter sido assassinado por John Wilkes Booth. Johnson - um sulista - vetou o Ato de Direitos Civis de 1866, que fora então aprovado em ambas as câmaras do Congresso americano, mas seu veto foi anulado através de uma nova votação no Congresso, que juntou os dois terços de votos a favor da anulação do veto necessários para anular o veto de Johnson. Este ato por parte de Johnson fez com que a Câmara dos Representantes iniciasse um processo de impeachment contra Johnson. O impeachment foi aprovado na Câmara dos Representantes, mas foi rejeitada, por apenas um voto, no Senado. A falha do governo federal em reunir efetivamente o país fez com que os novos direitos civis dos afro-americanos, anteriormente escravos, não fossem aplicados no Sul. A escravidão terminara, mas racismo e ódio contra afro-americanos perduraria por cerca de um século no Sul. (Source: pt.wikipedia.org)

 

Related Articles