FutureStarr

Efeito Estufa E Aquecimento Global Resumo Escolar

Efeito Estufa E Aquecimento Global Resumo Escolar

Efeito Estufa E Aquecimento Global Resumo Escolar

A Resumo Anual da aquecimento global. Desses estudos eu extraí alguma informação a respeito do efeito estufa e aquecimento global.

Como

via GIPHY

Valendo-nos das capas dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na esteira da análise foucaultiana do discurso, verificamos a emergência de três enunciados: a globalização do processo de aquecimento; a dramatização das mudanças climáticas e de seus efeitos; e os riscos do aquecimento para diferentes populações. Nosso objetivo foi suspender o julgamento acerca do aquecimento global e, a partir da superfície de seus enunciados, evidenciá-lo como um constructo social, eivado de relações de saber e poder. A descrição desses enunciados evidenciou-os como uma produção social, em que o controle discursivo ocorre pela emotividade e pela reconstrução de concepções científicas. Tal processo aponta para o potencial pedagógico desses enunciados, já que os leitores podem apreender conceitos, se posicionar e atuar socialmente em resposta aos problemas e soluções veiculados nesses documentos.

www.scielo.br)Não se trata aqui de evidenciar quem mente e quem diz a verdade acerca desse objeto, mas de realizar uma análise pós-crítica, trazendo à superfície os enunciados textuais e visuais das referidas capas que demandam status de verdade e realidade sobre o aquecimento global. Portanto, faz-se necessário desconstruir a suposta transparência das linguagens e dos espaços, considerando “as espacialidades como acúmulo de camadas discursivas e de práticas sociais”, [e operar] “nessa região em que a linguagem (discurso) e espaço (objeto histórico) se encontram, em que o tempo dá ao espaço sua maleabilidade, sua variabilidade, seu valor explicativo e, mais ainda, seu calor e efeitos de verdade humanos” (Albuquerque, 2011Albuquerque, D. M., Jr. (2011). A invenção do Nordeste e outras artes (5a ed.). São Paulo: Cortez., p. 33). As linguagens “são como ações, práticas inseparáveis de uma instituição”, portanto, elas “não apenas representam o real, mas instituem reais” (Albuquerque, 2011Albuquerque, D. M., Jr. (2011). A invenção do Nordeste e outras artes (5a ed.). São Paulo: Cortez., p. 34) (Source:

 

 

Related Articles